15 de novembro de 2011

A fé é um ato humano

A condição essencial para o crescimento espiritual.


A condição essencial, como ponto de partida para o início da caminhada na senda ou elevação espiritual é a aceitação da fé em Deus e em sua justiça como nosso Criador, Salvador e Santificador.

O mysterium Christi na sua globalidade exige a fé. É a fé que introduz o homem oportunamente na realidade do mistério revelado.

O «guiar para toda a verdade» realiza-se, pois, na fé e mediante a fé: é obra do Espírito da verdade e é fruto da sua ação nos seres humanos.

As condições decorrentes da condição essencial, portanto da fé no caminho do elevação espiritual são:

  • Acreditar que há um Deus soberano no mundo.
  • Reconhecer que embora para nós, a fé seja importante, Deus escolheu e nos deu especificamente este único caminho para a vida eterna.
  • Acreditar que devemos seguir o caminho de dar, e não o de receber.
  • Acreditar, enquanto trabalhamos “por Deus e para Deus”, que Ele aceita nosso trabalho, independente de como possa parecer diante de nossos olhos.
  • Atravessar, durante o processo de auto-evolução, duas categorias de fé acima da razão: a) proceder por meio dela, porque não temos alternativa; b) escolher segui-la até mesmo se nos tornarmos suficientemente conhecedores, de modo que não precisemos mais depender dela.

  • Saber que, se o trabalho foi feito dentro dos terrenos do egoísmo os frutos de todo êxito – que em nossa imaginação esperamos alcançar - dirigem-se ao nosso próprio prazer. Porém, quando um indivíduo ama o Deus, todos os benefícios serão alegremente entregues a Ele “Deus”, e todos os frutos de seus esforços aos outros.

Agradecer a Deus pelo passado, porque disso depende o futuro, pois o grau do preço pelo passado, o qual o indivíduo agradece a Deus é igual ao preço o qual recebe do divino.

  • É quando somos capazes de preservar e conservar a ajuda divina.
Realizar o trabalho primeiro ou primário. O Indivíduo é feliz.

  • É feliz por ter merecido receber o desejo e as habilidades de realizar até mesmo o mais leve ato espiritual no “Reino de Deus”

Metodologicamente podemos seguir uma ordem:

  • Aprender os caminhos de Deus de modo que esse aprendizado de conhecimento possa ajudar a fazer a vontade de Deus.
  • Corrigir completamente a alma (pensamentos, intenções e desejos) e retorná-la à sua identidade original.


‘À nossa imagem e semelhança’.

Reconhecer Deus, e fundir-se nele com o reconhecimento de sua soberania e perfeição absoluta
Na sua vida íntima Deus «é Amor» (cf. 1Jo 4, 8.16), amor essencial, comum às três Pessoas divinas: amor pessoal é o Espírito Santo, como Espírito do Pai e do Filho, por isso, ele «perscruta as profundezas de Deus» (cf. 1Cor 2,10), como Amor - Dom incriado.
  • 1Jo 4,8.16  Quem não ama não conheceu a Deus, já que Deus é amor.16 Nós conhecemos e cremos no amor que Deus teve por nós. Deus é amor: quem conserva o amor permanece com Deus e Deus com ele.

  • 1 Cor 2,10  A nós Deus o revelou através do Espírito. Pois o Espírito explora tudo, inclusive as profundezas de Deus.

Nenhum comentário: