11 de outubro de 2014

O segredo da felicidade


O segredo da Felicidade


Certo dia perguntaram a Jesus Cristo:

O povo de Deus, os discípulos de Cristo, aqueles de sua época, queriam saber, qual o maior, o mais importante preceito? Talvez até para se sentirem mais cômodos dentro dos parâmetros dos ensinamentos de Cristo, no reino de Deus.
MT: 12, 28-34:
O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.

E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.

Ao que lhe disse o escriba:
Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro; e que amá-lo de todo o coração, de toda inteligência e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe:
Tu não estás longe do reino de Deus.

A época de Cristo, a época do Reino de Deus estava apenas sendo instituída. E não acabou. Hoje, nós somos: os “cidadãos do reino”; o povo de Deus; os discípulos de Cristo. E continuamos nos arguindo da mesma forma, que há mais de dois mil anos já passados. E a resposta de Cristo é sempre atual, e cada vez mais profunda. Quando chega ao nosso entendimento é sempre cristalina:
Ama a Deus sobre todas as coisas.

Impõe-se na interioridade do ser humano uma supremacia divina. Somos filhos de Deus, e como tal lhe devemos também a escolha hegemônica de nossa crença e fé num Deus único. De coração inteiro, de toda nossa alma, com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças. E Cristo continuou: E o segundo é este:
Amarás o próximo como a ti mesmo.

Neste momento Cristo revelou o segredo da felicidade. Alguns poucos superdotados na sensibilidade às coisas do "Reino" apreenderam, aprenderam, vivenciaram e foram felizes começando essa jornada de felicidade, ainda aqui na terra. É o reino de Deus acontecendo na interioridade destes seres humanos. 
 

Por parte adentremos os conceitos proferidos por Cristo 

Primeiro: Como a ti mesmo.
Cristo disse claramente que o ser humano precisa se amar. Jesus Cristo falava da auto estima.

Auto estima é o si mesmo. Hoje pensamos que descobrimos o pulo do gato, quando a metodologia científica apenas prova a veracidade de um conceito Crístico, proferido a mais de dois mil anos.

Como pode um ser humano ser gentil, amar, respeitar, desenvolver a capacidade para doar-se? Se nem ao menos se valoriza? ou sabe quem é?

Então o ser humano vai desenvolvendo, crescendo, amadurecendo e tem objetivos definidos, têm vontade própria, e sonha alto.

Com estudo, ou sem estudos, quer progredir e progride.

Também é exigente e quer par si sempre o melhor, o mais recente e atual. O mais bonito o mais confortável, o mais gostoso. Nada de mesquinharia. Tudo sempre do mais moderno e atualizado.

Quer ser bem tratado, recepcionado, aplaudido, parabenizado. É um direito que todo ser humano tem.

E todos esses valores são necessários, e fazem sentido, para cada individualidade humana.

Segundo: Preenchidos esses itens a felicidade está quase completa. Deus no céu e eu na terra.

Terceiro: Mas então porque o ser se sente tão acabrunhado e depressivo?

  • Porque essa medida que determinastes para ti mesmo, compõe somente a primeira parte do mandamento. É nessa medida que deves amar o teu próximo. Esse é o segredo da vida feliz.
Quarto. Ame o teu próximo com o mesmo ardor que objetivaste o vivenciar da existência para ti mesmo. Então, tua felicidade será completa.

Nenhum comentário: